Temos o prazer de anunciar o lançamento da nossa nova publicação “Como a certificação PEFC fortalece os projetos de carbono florestal”, que apresenta referências científicas e normativas.
A certificação PEFC de manejo florestal sustentável agrega valor aos projetos de carbono florestal e aos créditos que geram. Ela potencializa os benefícios de carbono, proporciona cobenefícios valiosos e apoia o desenvolvimento e a gestão de projetos de carbono – desde a mitigação de riscos até o monitoramento do projeto.
A certificação PEFC também ajuda a demonstrar o alinhamento, em termos de requisitos de salvaguardas ambientais e sociais, com diversos padrões de carbono e facilita o acesso ao mercado de créditos de carbono emitidos por projetos de carbono implementados em florestas certificadas PEFC.
Este novo documento descreve esses benefícios para ajudar os proprietários florestais certificados PEFC a acessar novos mercados de carbono e apoiar os desenvolvedores e gestores de projetos de carbono na promoção do valor da certificação PEFC dentro do mercado de carbono.
Como a maior aliança global, o PEFC reconhece sistemas nacionais de certificação florestal, que devem seguir a sua norma guarda-chuva de manejo florestal sustentável, adaptando-a às necessidades locais. O documento de carbono menciona requisitos relevantes da norma guarda-chuva de manejo florestal sustentável PEFC, normas nacionais reconhecidas pelo PEFC e estudos científicos.
Inclui também valiosas contribuições de especialistas, incluindo um responsável pela norma de serviços ecossistêmicos, um auditor, desenvolvedores de projetos de carbono como a Fransylva e consultores.
Uma análise da publicação
O documento destaca os principais benefícios que a certificação PEFC traz para um projeto de carbono florestal, incluindo:
- Desenvolvimento e gestão de projetos aprimorados: Os projetos de carbono implementados em florestas com certificação PEFC se beneficiam de sistemas de gestão mais robustos, simplificando o desenvolvimento e a documentação do projeto.
- Benefícios de carbono fortalecidos: os requisitos do PEFC visam contribuir para o aumento das taxas de sequestro de carbono, o fortalecimento de outros reservatórios de carbono e a redução das emissões provenientes de operações florestais e distúrbios naturais.
- Entrega de cobenefícios valiosos: A certificação PEFC valoriza projetos de carbono por meio da potencial geração de cobenefícios sociais e ambientais. Uma floresta certificada PEFC e manejada de forma sustentável pode fornecer serviços ecossistêmicos como proteção da biodiversidade, filtragem de água, saúde e segurança dos trabalhadores e bem-estar da comunidade. Esses cobenefícios agregam valor aos créditos de carbono e são cada vez mais requisitados.
- Redução de riscos e aumento de receitas: Práticas de gestão holística em florestas com certificação PEFC podem reduzir riscos e aumentar o número de créditos de carbono disponíveis para venda, impulsionando as receitas dos proprietários florestais.
- Contribuição para o monitoramento do projeto: A certificação PEFC exige verificações regulares da saúde e vitalidade da floresta, respaldadas por auditorias anuais de terceira parte para verificar a conformidade. Isso proporciona uma garantia contínua de que os principais requisitos do padrão de carbono – como benefícios colaterais e gerenciamento de riscos – estão sendo atendidos. Como as auditorias de projetos de carbono geralmente ocorrem apenas a cada cinco a dez anos após a primeira auditoria de verificação, esse é um recurso particularmente valioso.
- Acesso facilitado ao mercado de créditos de carbono: a certificação PEFC aumenta a credibilidade e o atrativo dos créditos de carbono, frequentemente resultando em maior demanda e, em alguns casos, preços mais altos.
Os próximos passos
Organizações certificadas PEFC são convidadas a baixar a publicação e utilizá-la como documento de referência para promover o valor da certificação PEFC em seus projetos de carbono.
Você tem interesse em projetos de carbono no Brasil? Fale conosco pelo [email protected].