Temos o prazer de anunciar o lançamento da nossa nova publicação “Como a certificação PEFC fortalece os projetos de carbono florestal”, que apresenta referências científicas e normativas.

A certificação PEFC de manejo florestal sustentável agrega valor aos projetos de carbono florestal e aos créditos que geram. Ela potencializa os benefícios de carbono, proporciona cobenefícios valiosos e apoia o desenvolvimento e a gestão de projetos de carbono – desde a mitigação de riscos até o monitoramento do projeto. 

A certificação PEFC também ajuda a demonstrar o alinhamento, em termos de requisitos de salvaguardas ambientais e sociais, com diversos padrões de carbono e facilita o acesso ao mercado de créditos de carbono emitidos por projetos de carbono implementados em florestas certificadas PEFC.  

Este novo documento descreve esses benefícios para ajudar os proprietários florestais certificados PEFC a acessar novos mercados de carbono e apoiar os desenvolvedores e gestores de projetos de carbono na promoção do valor da certificação PEFC dentro do mercado de carbono.

Como a maior aliança global, o PEFC reconhece sistemas nacionais de certificação florestal, que devem seguir a sua norma guarda-chuva de manejo florestal sustentável, adaptando-a às necessidades locais. O documento de carbono menciona requisitos relevantes da norma guarda-chuva de manejo florestal sustentável PEFC, normas nacionais reconhecidas pelo PEFC e estudos científicos.

Inclui também valiosas contribuições de especialistas, incluindo um responsável pela norma de serviços ecossistêmicos, um auditor, desenvolvedores de projetos de carbono como a Fransylva e consultores. 

Uma análise da publicação
 

O documento destaca os principais benefícios que a certificação PEFC traz para um projeto de carbono florestal, incluindo: 

Os próximos passos

Organizações certificadas PEFC são convidadas a baixar a publicação e utilizá-la como documento de referência para promover o valor da certificação PEFC em seus projetos de carbono. 

Você tem interesse em projetos de carbono no Brasil? Fale conosco pelo [email protected].