A certificação de projeto PEFC foi concedida para a reconstrução da estrutura do telhado da catedral Notre-Dame de Paris. As peças destruídas pelo incêndio ocorrido em abril de 2019 foram reconstruídas de forma idêntica, utilizando as mesmas técnicas e materiais do original: carvalho maciço.
A certificação PEFC assegura a origem sustentável dos materiais de madeira maciça utilizados na reconstrução da catedral, e as questões sociais envolvidas com o trabalho realizado ao longo de toda a cadeia de abastecimento.
Agora que a reconstrução de toda a estrutura do telhado da catedral de Notre-Dame de Paris em carvalho maciço foi concluída, o Instituto de Tecnologia da FCBA, juntamente com o PEFC França, concedeu oficialmente a certificação de projeto PEFC ao estabelecimento público Rebâtir Notre-Dame de Paris, entidade responsável pelo projeto de restauração.
Comprometimento e solidariedade
O projeto mobilizou participantes de florestas estatais, florestas comunitárias, cooperativas florestais, especialistas florestais, proprietários privados e serrarias que, em um trabalho conjunto, garantiram que a madeira rastreável e certificada PEFC fosse fornecida ao projeto.
Graças às 35 serrarias certificadas PEFC envolvidas no projeto, 175 florestas certificadas PEFC e à utilização de mais de 80% de toras certificadas PEFC, toda a estrutura da catedral de Notre Dame de Paris pode se beneficiar da certificação de projeto PEFC.
Veja mais no site do PEFC Internacional.