À medida que as organizações adotam cada vez mais políticas de fornecimento responsável de madeira, as normas de construção sustentável continuam a exigir madeira e produtos florestais de origem sustentável para clientes.
Os principais esquemas de avaliação global — como BREEAM e LEED —, reconhecem o papel importante da madeira legal e certificada de forma sustentável na formação de um ambiente construído de baixo carbono e no alcance de metas líquidas zero.
LEED v5: Etapas atualizadas na construção sustentável

Em abril, o US Green Building Council (USGBC) revelou o LEED v5, a versão mais recente do sistema de certificação de construção verde mais utilizado no mundo, com 197.000 projetos em todo o mundo.
Esta versão atualizada prioriza a construção de baixo carbono, ao mesmo tempo em que aborda fatores cruciais como a saúde humana e do ecossistema e a resiliência climática.
Crédito: BAM Pavilion – CLT certificado PEFC
Entre as estratégias delineadas, a especificação de madeira certificada PEFC é reconhecida como um método essencial para atender aos requisitos de mitigação de riscos na
orientação de Saúde do Ecossistema para Legalidade de Nível 1 .
BREEAM: Reconhecendo o Fornecimento Responsável
O BREEAM é um esquema de certificação de terceira parte que incentiva a especificação e aquisição responsável de produtos, concedendo créditos pela obtenção de critérios específicos de sustentabilidade em um projeto, que são então ponderados e combinados para produzir uma classificação geral do BREEAM, sendo “‘Outstanding” a mais alta.
O Triodos Bank foi classificado como BREEAM Outstanding em 2022.
Crédito: Bert Rietberg

Produtos certificados pelos
Esquemas de Certificação de Fornecimento Responsável (RSCS) ,
como o PEFC, ajudam os projetos a obter classificações BREEAM valiosas, ao mesmo tempo em que promovem práticas éticas na cadeia de suprimentos.
Atendendo às expectativas de sustentabilidade
Para quem busca construir de forma responsável, escolher e especificar materiais com cuidado e atingir metas gerais de sustentabilidade, optar por madeira com certificação PEFC – juntamente com a Cadeia de Custódia completa – pode fazer toda a diferença. É uma escolha inteligente e voltada para o futuro, que lhe dá a confiança de estar em conformidade com os padrões internacionais de construção sustentável em constante evolução e apoiando práticas florestais responsáveis e sustentáveis.