Reunião das filiadas do PCCF representa um importante espaço de debate técnico setorial
O PEFC Brasil participou da 35ª Reunião de Filiadas do PCCF, por meio da gerente técnica Evelin Fagundes, contribuindo para os debates estratégicos sobre certificação PEFC, serviços ecossistêmicos, estudo de impacto, rastreabilidade e requisitos regulatórios internacionais, fortalecendo o apoio do PEFC às organizações certificadas brasileiras.

O Programa Cooperativo sobre Certificação Florestal (PCCF) do IPEF atua desde 2007 como uma iniciativa das empresas florestais e universidades ligadas ao IPEF, com o intuito de articular interesses e difundir informações entre as diversas partes envolvidas, promovendo a troca de informações cientificas e experiências sobre a certificação florestal no Brasil.
Durante o encontro, o PEFC Brasil apresentou uma atualização da Reunião Regional PEFC América Latina, organizada pelo PEFC Chile, que reuniu representantes do PEFC Brasil, Chile, Argentina, Uruguai e PEFC Internacional, reforçando a cooperação regional e o alinhamento estratégico entre os sistemas nacionais.
Também falamos sobre as soluções que o PEFC possui para apoiar as organizações no atendimento aos marcos regulatórios internacionais, como EUDR, tendo as suas normas de manejo florestal sido alinhadas com EUDR e a possibilidade de utilizar um módulo voluntário de devida diligência para a Cadeia de Custódia PEFC.
Ainda, abordamos as ações em andamento do PEFC Internacional para serviços ecossistêmicos e ESG, importantes componentes da gestão florestal sustentável.
Na ociasião, o IPEF, junto com o PEFC Brasil, abordou o andamento do Estudo de Impacto da Certificação PEFC no Brasil, iniciativa desenvolvida em parceria com o PCCF, que busca demonstrar, de forma estruturada, os impactos ambientais, sociais e econômicos da certificação PEFC em plantações florestais realizadas no contexto nacional. Foram discutidos os desafios na coleta de dados junto às empresas e a importância do engajamento do setor para o sucesso do estudo.
O PEFC Brasil agradece ao IPEF pelo espaço e pelas valiosas trocas e reflexões coletivas.