Realizado entre 8 e 11 de abril de 2025, membros do DF se reuniram para refletir sobre o impacto do trabalho e, trazer como tema central a biodiversidade, no marco dos 20 anos de atuação no Brasil.
O encontro celebrou o aniversário de 20 anos do Diálogo Florestal (DF).
O Diálogo Florestal nasceu em 2005 e reúne empresas, associações setoriais, organizações da sociedade civil, grupos comunitários, povos indígenas, associações de classe e instituições de ensino, pesquisa e extensão, sempre promovendo o diálogo e a colaboração para construir soluções relacionadas ao uso e conservação de paisagens sustentáveis.

Neste encontro histórico, os membros celebraram as conquistas dos Fóruns Florestais regionais, mas também discutiram importantes desafios e oportunidades da biodiversidade dentro de uma visão integrada, permeando diversos olhares de empresas, comunidades, pesquisadores e outros atores envolvidos.

Contou com vivências práticas através de uma oficina de métricas de biodiversidade, ida a campo na maravilhosa Floresta Nacional do Tapajós (Coomflona) e na área experimental da Embrapa Amazônia Oriental em Belterra.
A Coomflona é uma cooperativa criada em 2005, que gerencia a Floresta Nacional do Tapajós, uma unidade de conservação federal no Pará.

Já o campo experimental da Embrapa Amazônia Oriental em Belterra foi criado em 1978, e tem como objetivo desenvolver pesquisas no âmbito da Ciência Florestal visando principalmente o estabelecimento de técnicas silviculturais com espécies nativas e exóticas, para plantações homogêneas e sistemas agroflorestais. Vale destacar os experimentos com as espécies castanheira (foto) e angelim vermelho.
A Diretora Executiva do PEFC Brasil, Adriana Nozela, membro do Fórum Florestal da Amazônia, marcou presença, reforçando “a conservação da biodiversidade requer uma compreensão mútua das várias partes interessadas. Nesse sentido, o Diálogo Nacional e seus vários Fóruns cumpre um papel fundamental”
Esse foi um importante evento do setor florestal no Brasil, promovendo trocas significativas que culminaram em várias mensagens importantes a serem elaboradas para encaminhamento pelo Diálogo Florestal na 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30) a ser realizada em Belém/PA, em novembro de 2025.
