Um webinar gratuito no qual o engenheiro Pablo van der Lugt destacará os principais benefícios da madeira como um material de construção de baixo carbono, renovável e reutilizável.
30 SETEMBRO 2025
Você sabia que a construção civil é responsável por 36% do consumo global de energia e 39% das emissões de CO2 relacionadas à energia? Profissionais da construção civil podem ajudar a combater as mudanças climáticas adotando construções sustentáveis.
As árvores desempenham um papel vital no combate às mudanças climáticas, pois absorvem CO2 enquanto crescem. O uso de madeira proveniente de florestas manejadas de forma sustentável na construção não só contribui para a sustentabilidade dos edifícios, como também garante que as florestas continuem a absorver CO2, contribuindo assim para o combate às mudanças climáticas.
Participe do nosso webinar “Tomorrow’s Timber Talk” no dia 30 de setembro, das 09:00 às 10:30h (horário de Brasília), para saber mais sobre o material de construção para o século 21. O webinar será ministrado em inglês, com tradução simultânea para português e espanhol. |
Inscreva-se aqui.
Durante o webinar, o engenheiro de arquitetura Dr. Pablo van der Lugt abordará:
• os princípios da construção de base biológica ou bioconstrução;
• os últimos desenvolvimentos em opções de pré-fabricados e as vantagens do processo de construção com o uso de madeira engenheirada em larga escala;
• as possibilidades de aplicação de última geração de produtos de madeira;
• os benefícios da sustentabilidade, incluindo a redução de CO2, menor impacto ambiental e madeira e circularidade sustentável da madeira e de produtos de madeira;
• os benefícios biofílicos que edificações de madeira oferecem a seus ocupantes;
• o futuro – o que é necessário para concretizar uma “Revolução da Madeira”.

Pablo van der Lugt
O engenheiro de arquitetura Pablo van der Lugt (MSc PhD) é consultor sênior de sustentabilidade no setor de materiais de base biológica e professor na Universidade de Tecnologia de Delft .
Ele é autor de cinco livros sobre construção de base biológica, incluindo “Tomorrow’s Timber“, e publica regularmente suas descobertas de pesquisa em revistas sobre ambiente construído e periódicos científicos.
Ele fez palestras no TED e no Pecha Kucha, além de apresentações importantes em conferências internacionais de alto nível, incluindo as Conferências Internacionais do Clima COP 21 e COP 24.
Por que madeira, por que PEFC?
Materiais de construção tradicionais, como concreto, aço e vidro, emitem grandes quantidades de carbono. A madeira faz o oposto: em vez de emitir carbono, ela o armazena.
À medida que as árvores crescem, elas absorvem CO2 e o armazenam como carbono em sua biomassa, onde permanece, mesmo após o corte. A escolha de madeira pode, portanto, reduzir significativamente a pegada de carbono de uma construção. Além disso, o uso de madeira certificada e sustentável garante que as florestas permaneçam florestas, permitindo que continuem atuando como sumidouros de carbono.
Edifícios de madeira também são mais fáceis e rápidos de construir, pois são mais leves do que edifícios feitos com materiais tradicionais, dispensando fundações tão profundas. Além disso, comprovou-se que o entorno de madeira tem um efeito positivo na saúde e no bem-estar dos ocupantes do edifício.
Escolher madeira certificada PEFC para seu projeto de construção oferece garantias de que ela foi obtida de forma responsável, com rastreabilidade total da floresta até o canteiro de obras.
Não perca, inscreva-se.
Dúvidas fale conosco: [email protected]
Créditos da foto: Walter Kallenbach
REALIZAÇÃO
APOIO